Foto: Gabriela Korossy/AgênciaCâmara
Ao elencar as “coisas boas que estão acontecendo no País”, o deputado Fernando Marroni (PT-RS) citou em discurso na Câmara o fato de que a Petrobras atingiu em 6 anos no pré-sal aquilo que levou 40 anos para atingir nos postos convencionais, em mais de 6 mil postos.
Em dois poços do pré-sal, a empresa conseguiu atingir 800 mil barris por dia. O fato, está impactando fortemente as finanças da Petrobras, que apresentou, no primeiro trimestre de 2015, um lucro líquido 5,3 bilhões, ou seja, plena recuperação do prejuízo que teve em 2014”, disse.
Marroni disse ainda que o IPCA de 2015 veio pela metade. “Aqueles que estão falando de inflação fora de controle coloquem suas barbas de molho, porque a inflação recuou à metade no IPCA de 2015”.
Outro ponto destacado pelo deputado Marroni foi o grande acordo comercial que está em curso entre o Governo brasileiro e o Governo chinês. “A maior obra de infraestrutura rodoviária e ferroviária — a transcontinental —, que vai ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Essa é uma obra que está dentro desse acordo como uma das grandes iniciativas do acordo bilateral Brasil-China, que vai somar mais de 80 bilhões de reais no período de 2015 a 2019”.
Também elogiou o deputado o novo modelo de concessão expresso agora no contrato da Ponte Rio-Niterói. Essa ponte tinha um pedágio de 7 reais. Pelo novo contrato o pedágio será de de 3 reais e 70 centavos, com a obrigação de a empresa vencedora fazer um investimento de mais de 2 bilhões de dólares nos acessos a essa ponte.
“Esse é o Brasil governado pela Presidente Dilma. Aqueles que dizem que o País está sem Governo, botem suas barbas de molho. O emprego volta a crescer, a Petrobras recuperou, nas suas terceirizadas, os seus polos navais, mais de 19 mil postos de trabalho, e o Brasil caminha para o seu destino: do desenvolvimento, da inclusão social, da geração de emprego e das oportunidades para todos”, finalizou Marroni.
PT na Câmara