Marroni elogia avanços na área de transplantes no país

marroniO deputado Fernando Marroni (PT-RS) registrou em plenário balanço divulgado nesta quarta-feira (8) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e que revela avanços na área de transplantes no País.

O Brasil atingiu a marca de 23.397 transplantes em 2011. Também em 2011, o Brasil teve o maior aumento anual em números de transplantes da década, com 2.357 cirurgias a mais que em 2010. Em uma década, o país mais que dobrou o número de cirurgias – o aumento foi de 124% em relação a 2001, quando foram realizados 10.428 procedimentos. De acordo com Marroni, esses resultados “ estimulam o governo a continuar buscando sua meta de ampliar ainda mais a rede de captação”.

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, só em 2011 foram registradas 2.207 doações, um avanço de 16,4% em um ano, o que significa a maior variação em quatro anos. A média de acréscimo na década foi de 1.200 procedimentos por ano. Ainda segundo os dados, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo e hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita. O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos e os medicamentos pós-transplante.

              Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também