O deputado Fernando Marroni (PT-RS) registrou, em pronunciamento no plenário, resultado de estudo realizado pela Universidade de Washington e que apontou uma redução de 61,7% na mortalidade infantil no Brasil desde a década de 1990 até 2010. “Nos últimos 20 anos, saímos de 52 para 19 mortes por mil. Nesse ritmo, vamos cumprir a meta do milênio até 2013, particularmente com o PAC 2, que vai tratar do saneamento, que causa tantas doenças e mortalidade infantil”, disse Marroni.
De acordo com o deputado, a redução da mortalidade infantil tem sido uma das prioridades do presidente Lula desde o seu primeiro governo. “O presidente Lula tem falado incessantemente sobre o tema que, na maioria das vezes, só é lembrado quando aparece negativamente nos noticiários. Mas esse assunto associado à saúde, saneamento básico, infraestrutura urbana e qualificação de escolas e educadores são pautas que não saem de forma alguma das prioridades do governo Lula”, ressaltou o parlamentar petista.
O Brasil, acrescentou Marroni, “está mantendo uma postura exemplar no combate à mortalidade infantil e na melhora de tantos outros indicativos fundamentais para que possamos figurar entre as nações com excelentes índices de desenvolvimento humano”.
Gizele Benitz