Marroni denuncia ação de ruralistas contra unidades de conservação ambiental

floresta_amazonica2O vice-líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Fernando Marroni (RS), criticou nesta terça-feira (2) iniciativas de parlamentares da base ruralista contrárias à preservação ambiental no País. O mais novo golpe contra o meio ambiente explicou Marroni, visa mudar as regras relacionadas à definição de unidades de conservação ambiental.

“Após aprovar na Câmara um projeto de Código Florestal que anistia desmatadores, flexibiliza tragicamente a ocupação de áreas consideradas de preservação permanente e põe em risco milhões de hectares de florestas e matas nativas, os defensores do agronegócio querem agora ter poder para determinar onde e como serão definidas as unidades de preservação, hoje os principais redutos da biodiversidade brasileira”, disse Marroni

As críticas de Marroni são ao projeto de lei elaborado pelo deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que propõe repassar ao Congresso Nacional a responsabilidade de decidir sobre a criação de reservas naturais nacionais. Desde 2000 a criação das unidades de preservação é feita por decreto presidencial. “A sociedade brasileira precisa saber que está em curso a elaboração de um novo golpe contra a preservação ambiental em nosso País”, disse.

Na próxima semana a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira deve participar de reunião na Comissão de Agricultura da Câmara, com o objetivo de esclarecer aos integrantes da comissão como se dá o processo de criação das unidades de preservação ambiental.

Para Marroni, o projeto que “torpedeia” as unidades de conservação denota a intenção da bancada ruralista de construir um clima de pressão sobre o Ministério do Meio Ambiente e, dessa forma, “criar um factóide para dar vazão ao real interesse de obter o poder de deliberar sobre a criação de reservas ambientais no Brasil”.

“Diante do que vimos e ouvimos na época da votação do projeto do Código Florestal fica claro que a mudança proposta pelos ruralistas em relação às reservas ambientais seria como dar aos lobos o poder vigiar as ovelhas”, disse Marroni.

Equipe Informes, com assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também