O Comando da Marinha apresentou detalhes do Programa Nuclear e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), implementados respectivamente no Centro Experimental de Aramar, em Iperó (SP) e no Estaleiro e Base Naval em Itaguaí (RJ), a um grupo de parlamentares membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados.
“O Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos são, sem dúvida, mais uma significativa conquista do Brasil, em que a Marinha se tornará autossuficiente na construção, operação e manutenção de submarinos e será alcançado um elevado nível de nacionalização, fomentando a indústria nacional de defesa”, explicou o Comandante da Força, Almirante Julio Soares de Moura Neto.
Em Iperó, o Almirante Carlos Bezerril, diretor do Centro de Tecnologia da Marinha, fez uma apresentação sobre os 30 anos de pesquisas e desenvolvimento do Programa Nuclear. Os parlamentares também visitaram as instalações do Centro Experimental da Aramar. Na cidade de Itaguaí, a comitiva foi apresentada ao Programa de Desenvolvimento de Submarino (PROSUB), pelo Almirante Gilberto Max Hirschfeld, chefe da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN).
O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da CREDN, destacou a participação da indústria nacional em ambos os programas. Segundo ele, “a participação de empresas de engenharia e fabricantes nacionais tem propiciado índices crescentes de nacionalização das oficinas, laboratórios, usinas e protótipos. A tecnologia de ultracentrifugação utilizada para o enriquecimento de urânio, por exemplo, é 100% nacional”, explicou o deputaos. As visitas ocorreram nos dias 9 e 10.
(Assessoria da comissão)