Maria do Rosário repudia defesa de torturadores e cobra explicações de Temer sobre Ustra

mariadorosario gustavo

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (3) para repudiar veementemente declarações em defesa de torturadores feitas no plenário da Câmara. “Esse fato deprecia este plenário e a democracia. Quero repudiar isso veementemente, pelas atribuições que tive como ministra dos Direitos Humanos, por reconhecer que a tortura é uma chaga que nós precisamos ainda impedir que se mantenha existindo”, afirmou.

Na sessão do dia 17 de abril o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) fez apologia à tortura e homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, comandante do Doi-Codi de São Paulo durante a ditadura militar e reconhecido, pela justiça, como torturador durante a ditadura.

Maria do Rosário também cobrou do vice-presidente Michel Temer uma explicação sobre matéria veiculada no site Conexão Jornalismo e que afirma que Temer foi arrolado como testemunha de defesa do coronel Ustra no caso que  tramita na 9ª vara criminal da Justiça Federal de São Paulo e refere-se à denúncia pelo sequestro de Edgar de Aquino Duarte, apresentada pelo Ministério Público em outubro de 2012. Edgar ficou preso ilegalmente, tanto nas dependências do Destacamento de Operações Internas do II Exército (Doi-Codi), quanto no Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), até meados de 1973.

“Em nome da democracia, espero sinceramente que Michel Temer não tenha feito um pronunciamento favorável a Brilhante Ustra. Até confio nisso, porque, se críticas faço pela atitude de hoje, conspiratória e golpista, gostaria de ter, no nosso passado recente, uma visão democrática contra a tortura, ainda num elo a nos unir. Por isso, quero pedir ao vice-presidente Michel Temer que responda àquilo que foi divulgado sobre ele ter sido testemunha de defesa de Brilhante Ustra. E quero declarar que aguardo que a resposta seja negativa, de que ele não tenha dado uma só palavra em favor de um torturador e da tortura”, ressaltou a deputada Maria do Rosário.

Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também