A deputada Maria do Rosário (PT-RS) criticou em discurso no plenário, esta semana, as mudanças promovidas pelo governo ilegítimo de Temer nas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Essas mudanças, inclusive, retiram do Enem um dos elementos mais importantes, que é a capacidade de certificar aqueles estudantes com mais de 18 anos e que não conseguiram concluir o Ensino Médio. Esses alunos tinham no Enem uma possibilidade de obter a certificação de conclusão para adentrarem nos cursos universitários”, explicou.
Maria do Rosário também estendeu as críticas a outras investidas do governo Temer contra o Enem. “Estão fazendo um ranqueamento de escolas. O Enem nunca teve esse objetivo. Obviamente os meios de comunicação, muitas vezes, criavam esse ranqueamento para propaganda das instituições. Mas é interessante que as pessoas tenham conhecimento e que a qualidade da educação seja aferida por um sistema. O Enem serve para que haja maiores investimentos na qualidade educacional”, avaliou a petista.
A deputada Maria do Rosário disse ainda que já solicitou, na Comissão de Educação, a realização de audiência pública com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para um debate sobre as mudanças que estão ocorrendo no Enem.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara