Em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (16), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) considerou “um fato de extrema gravidade” a manobra golpista deflagrada pela oposição de direita na véspera. A parlamentar criticou a conspiração que se produz “entre os corredores e os caminhos deste plenário” e garantiu que a bancada do PT está “firme e pronta para, em conjunto com a sociedade brasileira, defender o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff”.
Para a deputada gaúcha, não há outro termo para caracterizar o que propõe a oposição senão golpe. E, para enfrentar o golpe, Maria do Rosário lembrou o histórico de luta pela democracia que guarda a geração da esquerda brasileira que hoje comanda o País. “Num plenário que se chama Ulysses Guimarães, tenhamos a coragem daqueles que enfrentaram as ditaduras, que não usaram manobras golpistas e que amaram, mais do que tudo, as instituições e a democracia”, conclamou Rosário.
Além disso, Rosário lembrou que o Congresso também enfrenta uma crise de credibilidade. “O Parlamento vive tempos difíceis de isolamento e de desconfiança por parte da sociedade. Não pensem os senhores e as senhoras que, apontando os dedos em direção ao Palácio do Planalto, a população deixará de cobrar as contradições que existem aqui mesmo, dentro desta Casa, dentro deste Parlamento, atuante, muitas vezes, mais pelo interesse privado do que pelo interesse público, mais pelo interesse pequeno do que do que pelo grande interesse desta Nação”, alertou a deputada.
PT na Câmara
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara