Marcon preside primeira audiência do endividamento agrícola em Cuiabá

marcon_D2Aconteceu na última quinta-feira (11) a primeira audiência pública sobre o endividamento agrícola no Brasil, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá. O deputado Marcon (PT-RS) esteve presente na audiência como presidente da subcomissão do endividamento agrícola. Participaram mais de 300 representantes do MST, Fetagri, sindicatos rurais, deputados estaduais e federais envolvidos com a situação dos agricultores de modo geral.

Segundo o deputado Marcon, “se confirmou um alto endividamento por parte dos agricultores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”.

De acordo com os participantes do evento, um dos motivos do alto índice de endividamento é que estradas e pontes foram construídas com os recursos que deveriam ir para o investimento na agricultura.

Outro fator preocupante apontado é a alta concentração de terras brasileiras nas mãos dos estrangeiros. Segundo os produtores de algodão, hoje, existem 1,3 milhões legalmente de hectares nas mãos de estrangeiros só no estado do Mato Grosso, além das terras arrendadas que não se tem os números.

Em 2008, 2,8 milhões de contratos foram renegociados, prorrogando R$ 75 bilhões em dívidas agrícolas. No entanto, segundo a Comissão de Agricultura da Câmara, no mesmo ano, os débitos do setor alcançassem a casa dos R$ 100 bilhões devido a catástrofes climáticas que prejudicaram as lavouras. Dados do Ministério da Agricultura mostram que 55% das perdas na atividade agrícola são por falta da chuva, 30% pelo excesso de água.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também