Marcon pede políticas para famílias em caso de violência sexual infantil

O deputado Marcon (PT-RS) registrou em plenário levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, divulgado nesta semana,  e que aponta que a violência sexual em crianças de 0 a 9 anos é o segundo maior tipo de violência contra crianças no Brasil. A pesquisa, feita com crianças menores de 10 anos, constatou que em 2011 mais de 14.600 crianças foram abusadas em todo o País. “Com isso,  percebe-se a necessidade de fazer um trabalho com as famílias e os vizinhos, para que a prática do abuso sexual deixe de acontecer no nosso País”, afirmou o parlamentar petista.

Na avaliação de Marcon, faz-se necessário  “políticas voltadas não apenas para as crianças, mas também para as famílias, a fim de fortalecê-las, porque muitas vezes é dentro de casa que esse tipo de violência tem início”, disse.

Dados – O levantamento do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), do Ministério da Saúde apontou também que a maior parte das agressões ocorreram na residência da criança (64,5%). Em relação ao meio utilizado para agressão, a força corporal/espancamento foi o meio mais apontado (22,2%), atingindo mais meninos (23%) do que meninas (21,6%). Em 45,6% dos casos o provável autor da violência era do sexo masculino. Grande parte dos agressores são pais e outros familiares, ou alguém do convívio muito próximo da criança e do adolescente, como amigos e vizinhos.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também