O deputado Marcon (PT-RS) registrou em plenário o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho. “Gostaria de lembrar a toda sociedade que hoje é um dia de luta pelos direitos das crianças e adolescentes”, disse.
A data foi instituída pela OIT em 2002 como o objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos governos para o tema e para a implementação e o cumprimento de algumas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tratam da idade mínima para o trabalho e estabelece as formas de trabalho infantil.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2000 a 2010 houve uma redução de 13,4% nos índices do trabalho infantil. Isso, de acordo com Marcon, comprova que as políticas implementadas pelos governos do PT contribuem para reduzir os índices.
“Ações como o programa Brasil Carinhoso, o Primeira Infância, a construção de mais de 6 mil creches através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) , somente em 2013, ajudam a reverter esse quadro”, disse o petista.
Gizele Benitz