Marcon faz apelo para Câmara votar projeto de sua autoria que cria linha de crédito para a microempresa

Deputado Marcon. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado Marcon (PT-RS) usou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (4) para pedir apoio dos parlamentares e do presidente da Casa para inclusão do projeto de lei (PL 2064/21), de sua autoria, em parceria com mais 41 parlamentares da Bancada do PT, na pauta de votações. A proposta, que tramita atualmente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, cria linhas de crédito para microempresas e empresas de pequeno porte pelas instituições financeiras públicas federais.

“Esse setor foi o que mais perdeu nesta crise, crise da pandemia, crise econômica e crise política. Na grande Porto Alegre, por exemplo, os números são assustadores. Mais de 90 estabelecimentos fecharam neste 1 ano e meio”, lamentou. Marcon denunciou ainda que ninguém teve acesso ao Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, lançado pelo governo federal.

“Os juros são muito altos nesse País. Nós precisamos olhar para esse setor com a riqueza que o Brasil tem. O Brasil é um país rico, tem dinheiro, só que, quando é para olhar para os pequenos, o governo vira as costas”, protestou.

Marcon explicou que pela sua proposta o juro será zero, com 10 anos para pagar e com 3 anos de carência. E quem paga as parcelas tem um prêmio, um subsídio nas parcelas de 20% a 30%. “Aí nós podemos gerar emprego. Nós podemos restabelecer o aumento da economia neste País. Por isso, eu peço o apoio desta Casa, da Mesa e do presidente da Câmara para colocar o nosso projeto em votação”, reforçou.

Proposta

O PL 2064/21 determina que as instituições financeiras públicas federais criarão linhas de crédito para microempresas e empresas de pequeno porte com juro zero, carência de 120 meses para pagamento. As linhas serão equivalentes a pelo menos 5% das operações mensais de crédito do banco.

Pela proposta, as empresas terão 36 meses de carência, além de descontos no pagamento das prestações em dia. O desconto será de 20% ou 30%, dependendo do porte (pequeno porte e microempresas, respectivamente).

O projeto autoriza ainda a União a reforçar o Fundo Garantidor de Operações (FGO) em R$ 20 bilhões para cobertura da nova linha de crédito. Criado pela Lei 12.087/09, o fundo complementa as garantias exigidas das micros, pequenas e médias empresas para a contratação de financiamentos.

Leia a íntegra da proposta:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2023967

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100