Marcon e Bohn Gass desmentem ministra da Agricultura sobre queimadas na Amazônia

Os deputados do PT gaúcho Marcon e Bohn Gass rebateram, em plenário, as declarações da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de que as queimadas na Amazônia são culpa dos pequenos produtores e dos assentados. “A ministra, mal-informada ou mal-intencionada, acusa os produtores da agricultura familiar e os assentados. Isso não é verdade, os responsáveis são os mesmos que matam as nossas lideranças na grande Amazônia. Foram eles que coordenaram o fogo naquela região, estava tudo planejado para o dia do fogo. E o tal de presidente da República, Jair Bolsonaro, sabia que a turma dele, do agronegócio, ia botar fogo para expandir as suas lavouras, a sua produção”, acusou Marcon.

As declarações da ministra foram feitas na manhã desta quarta-feira (28), na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre. Na avaliação do deputado Bohn Gass, a entrevista da ministra foi um verdadeiro show de escapismo e “nós não podemos aceitar essa leviandade de um governo acusar a agricultura familiar e o assentado pelo desastre promovido pelos fazendeiros incendiários e com a anuência do próprio governo”.

Indignado, Bohn Gass disse que para Tereza Cristina grandes fazendeiros não têm culpa nenhuma. “Ela não disse uma palavra sequer, por exemplo, sobre o crime público que foi o dia do fogo e o pior, tentou minimizar o desastre ambiental, dizendo que incêndios acontecem em vários lugares do mundo neste momento”, criticou.

E para completar, segundo Bohn Gass, quando perguntaram se o escândalo ambiental mundial não teria sido evitado se o governo Bolsonaro não tivesse agido tão mal, ela respondeu de forma lacônica, “eu diria até quase cínica que poderia ser”.

“Pode ser, não, ministra. A resposta não é essa, a resposta é: Sim, foi Bolsonaro quem quis acabar com o Ministério do Meio Ambiente; foi Bolsonaro quem acabou com a Secretaria de Mudanças Climáticas; foi Bolsonaro quem destruiu o Departamento de Combate ao Desmatamento; foi Bolsonaro quem enfraqueceu o Ibama e o ICMbio; foi Bolsonaro quem disse que ia acabar com a indústria de multas ambientais e foi Bolsonaro quem exonerou o presidente do Inpe só porque ele alertou para o descontrole do desmatamento”, denunciou Bohn Gass.

Na avaliação de Bohn Gass e Marcon, a tragédia da Amazônia foi uma tragédia anunciada. “Não faltaram avisos, inclusive, sobre os efeitos que isso teria sobre o agronegócio exportador, que a ministra representa”, frisou Marcon, e Bohn Gass completou: “Não adianta, agora, tentar escapar, ministra. O maior responsável por todo esse prejuízo ambiental, social e econômico é o governo a quem V. Exa. serve, o governo Bolsonaro.

Boicote

O deputado Marcon anunciou ainda que a crise na Amazônia além de trazer prejuízos ambientais, já traz reflexos negativos para a “turma do agronegócio”. Ele citou que já tem curtumes comunicando ao Ministério do Meio Ambiente sobre o boicote entre os couros dos curtumes brasileiros. “Dezoito marcas estrangeiras estão boicotando o couro brasileiro por essa questão da Amazônia. E muitos outros boicotes poderão vir porque não temos um presidente da República que tem compromisso com o meio ambiente e com a economia brasileira”, lamentou.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100