Marcon discursa sobre conferência de segurança alimentar e pede vigilância para manter conquistas no combate à fome

Marcon GustavoB

Em discurso sobre a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o deputado Marcon (PT-RS) destacou no plenário da Câmara o marco histórico promovido pelos governos do Partido dos Trabalhadores que, em pouco mais de uma década, conseguiram extirpar uma mazela que se arrastava por 500 anos no Brasil: a fome.

“Muitos diziam que a fome era parte da realidade brasileira, mas nunca aceitamos esse discurso. Sair do Mapa da Fome foi uma grande vitória e mostrou o empenho do governo e da sociedade civil para construir uma nova agenda”, disse o petista, fazendo referência ao fato de o Brasil haver saído em 2014 do Mapa da Fome, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A conferência, que ocorre até esta sexta-feira (6), no Centro de Convenções, em Brasília, tem a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados, representantes da sociedade civil, observadores internacionais e, na sua abertura, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, da ministra Tereza Campello (MDS) e dos ministros Patrus Ananias (MDA), Marcelo Castro (Saúde) e Luis Claudio (adjunto do MEC).

Em seu discurso, Marcou destacou a importância da recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que trouxe ao centro do debate o tema segurança alimentar. Segundo o deputado, a volta do Consea é fruto da participação social e de um governo que ouviu os movimentos populares e resolveu construir políticas públicas estruturantes.

“O Brasil conseguiu reduzir o percentual da população em situação de fome de 10%, em 2002, para 1,7%, em 2014. O País ainda tem um grande desafio pela frente: reduzir a insegurança alimentar de povos e comunidades tradicionais”, reforçou.
O deputado chamou a atenção também para os inúmeros programas do governo que, nos últimos 12 anos, contribuíram para o combate à pobreza e à fome, a partir da melhoria da renda da população, com geração de empregos, aumento do salário mínimo, transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar e ampliação da merenda escolar.

O petista citou ainda o Programa Água para Todos, que foi estratégico para o País reduzir a situação de fome. Ele argumentou que, com o acesso à água, as famílias mais pobres tiveram a oportunidade de produzir mais e vender o excedente.

“A conferência, além de afirmar as conquistas, tem que nortear o futuro, para que possamos fazer mais nos próximos 10 anos. Agora temos que ter um olho no futuro, vigilante, porque as conquistas sociais no Brasil estão em risco. Ninguém aceita retroceder e estaremos prontos para essa luta”, concluiu.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100