O deputado Marcon (PT-RS) elogiou em pronunciamento no plenário a implementação pelos governos do PT do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “O Pronaf é um excelente programa que fortalece a agricultura familiar, os assentamentos, os quilombolas, enfim, os pequenos do meio rural”, afirmou o petista.
Marcon citou a melhoria no programa nos 12 anos de governo Lula e Dilma. “O Pronaf, no governo FHC, tinha juros que passavam de 10% ao ano. Agora, 12 anos depois, nos governo Lula e Dilma, os juros são de 1% a 2% ao ano. A redução dos juros mudou a história da nossa agricultura”, disse.
Ainda, de acordo com o parlamenta petista o programa é de fundamental importância para o agricultor familiar. “O Pronaf financia projetos, individuais ou coletivos, que geram renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais. Também apresenta as menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País”, enfatizou Marcon.
Gizele Benitz