O deputado Marcon (PT-RS) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (1º) para manifestar solidariedade aos ciclistas atropelados durante manifestação pela paz no trânsito ocorrida em Porto Alegre, na última sexta-feira. Marcon, que presidiu a Comissão de Direitos Humanos quando exercia o mandato de deputado estadual na Assembléia Legislativa, defendeu “punição exemplar” para o motorista do carro que avançou sobre os manifestantes e feriu 12 ciclistas.
“Esse é um cidadão que não pode permanecer solto, pois representa um perigo para a sociedade. Esse caso deve ser punido exemplarmente pelas autoridades competentes”, destacou o parlamentar petista.
Na avaliação do deputado Marcon, o crime pode ser qualificado como tentativa de homicídio. “Com vários agravantes: o atropelamento foi pelas costas, sem aviso, sem possibilidade de defesa. Já foi pedida a prisão preventiva do atropelador pelo Ministério Público, por ter um perfil violento e impulsivo e um histórico de infrações graves no trânsito e de conduta pessoal. Esperamos, realmente, que seja decretada a prisão preventiva”, disse.
Gizele Benitz