O deputado Marcon (PT-RS) anunciou no plenário da Câmara, nesta terça-feira (10), que o governo federal vai comprar o excedente de produção de leite em pó e longa vida. A ação, segundo o parlamentar, vai beneficiar milhares de famílias que vivem da comercialização do produto. Marcon informou ainda que o governo prometeu apresentar um conjunto de medidas estruturantes para fortalecer o setor, além do aumento das exportações do leite.
“Parabéns ao governo federal que, de maneira ágil, reagiu e respondeu ao anseio a esse que é um dos maiores e importantes setores produtivos da nossa cadeia da agricultura familiar”, agradeceu o petista.
As medidas foram tomadas após reunião realizada na manhã desta terça na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a presença de representantes de entidades sociais, cooperativas, produtores, prefeitos e representantes do legislativo federal (Câmara e Senado) e do estado do Rio Grande do Sul.
Pelo governo estiveram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, e da Agricultura.
Os produtores reclamavam que os valores recebidos pelo leite não cobria os custos de produção. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços no último mês de dezembro caiu 4,5% em relação a novembro, o menor patamar dos últimos quatro anos.
Héber Carvalho