O deputado Marcon (PT-RS) elogiou em pronunciamento no plenário o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implementado pelo governo federal e que completa 10 anos. “Este Programa garante a compra dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que antes só servia para a turma do agronegócio, para os grandes”, disse Marcon.
O parlamentar petista lembrou que o programa teve início no governo Lula e continuidade no governo Dilma e, com isso, “viabilizou a agricultura familiar e ajuda duas categorias importantes no país: o agricultor e quem precisa matar sua fome”.
Esse importante programa, acrescentou Marcon, “recolocou o Estado brasileiro na organização da comercialização agrícola e colocou no centro das ações a Segurança Alimentar e o Combate à Fome. “Articulando esses dois elementos, o PAA garante a compra dos alimentos produzidos pelos agricultores e povos do campo, promovendo o desenvolvimento do interior do País, o aumento de renda e da qualidade de vida de milhares de agricultores, assentados, ribeirinhos, indígenas e quilombolas”, enfatizou o deputado Marcon.
Gizele Benitz