O deputado Marco Maia (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara para defender e pedir apoio do parlamento ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC 541/16), apresentando por ele, que susta o decreto 8.889/16 – encaminhado pelo governo golpista e ilegítimo de Michel Temer- que desarticula políticas públicas ligadas aos agricultores familiares do Brasil. Segundo o parlamentar, a ação ameaça inúmeras conquistas obtidas nos últimos anos.
“Durante os últimos anos nós tivemos um conjunto de investimentos, de ações que foram realizadas pelo Governo Federal (Lula e Dilma) que deram dignidade ao trabalhador do campo brasileiro, como o Programa de Aquisição de Alimentos, os programas na área da assistência técnica e o aumento dos recursos disponíveis aos agricultores familiares do nosso País que, em 2002, eram de apenas 2 bilhões de reais e que em 2016 chegaram a mais de 24 bilhões de reais. Porém, o governo (Temer) encaminhou um decreto que altera o funcionamento de um dos departamentos mais importantes voltado a agricultura familiar. Isso trará profundos prejuízos aos nossos agricultores familiares do Brasil”, afirmou.
No pronunciamento, Marco Maia ainda fez um apelo aos parlamentares e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RS), para que “olhem com carinho o PDC” e que o coloque em votação no plenário da Casa.
Héber Carvalho
Foto: Brizza Cavalcante