Em campanha pela presidência da Câmara dos Deputados o candidato da base aliada do Governo Dilma Rousseff (PT), o petista Marco Maia (RS), esteve hoje (25), em Belo Horizonte para um almoço com a bancada federal mineira. Dos 53 deputados de Minas convidados, representando 14 partidos, mais de 30 estiveram presentes e outros enviaram mensagens de apoio.
Sobre a sua vinda a capital mineira, Maia disse que por estar cumprindo agenda por todo país, não poderia deixar de vir a Minas Gerais. “Este é um Estado importante da nossa federação, que tem uma bancada de deputados ativa e combativa, que defende Minas sobre tudo”, disse. “A bancada mineira é exemplo de referência para o Brasil, pela forma articulada e organizada como conduz a defesa das demandas de MG”, completou.
Com relação ao apoio da oposição, Maia foi enfático ao afirmar que o Parlamento deve trabalhar em unidade a favor do povo brasileiro. “Não serei um presidente da Câmara da oposição ou da situação. Queremos ser capazes de construir um processo de fortalecimento e a valorização da Câmara dos Deputados, onde todos os partidos estejam representados e todos os deputados tenham espaço para exercer seus mandatos”, afirmou.
O presidente do PT de Minas, deputado Reginaldo Lopes (MG) falou da importância do presidente da Câmara conhecer os Estados e entender as demandas de cada um de maneira suprapartidária. “Apesar de ser uma reunião interna lá em Brasília, afeta diretamente toda a conjuntura política do país, isso torna muito importante a visita dele aos estados e em especial a Minas”, disse o presidente.
O deputado Odair Cunha (PT-MG), que tem acompanhado Maia em suas viagens, disse que o amplo apoio ao nome do petista se deve à promessa de respeitar o princípio da proporcionalidade no momento de compor a Mesa Diretora. “Marco Maia tem um amplo diálogo com parlamentares de diversos partidos e ainda conta com o apoio do Governo federal. Isso com certeza ajuda na construção desse consenso em torno do seu nome”, disse.
Acompanham Maia na visita a Minas, os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo da Fonte (PP-PE), Paulo Teixeira (PT-SP), Eduardo Gomes (PSDB-TO) e João Paulo Cunha (PT-SP). Maia já fez campanha no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo.
Site do PT de Minas