Marco Maia, Paulo Teixeira e Vaccarezza entre os 10 mais do Congresso Nacional, diz Diap

mm_cv_PTO DIAP concluiu o resultado da pesquisa que faz anualmente entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional, para a eleição dos 10 parlamentares mais influentes. A consulta aos parlamentares aconteceu entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro, tendo votado 65 congressistas.

 

Pelo Diap, três deputados do PT aparecem entre os 10 mais influentes: em 1º lugar, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). E, também, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), Líder do Governo na Câmara e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), Líder do PT na Câmara.

O resultado da consulta, que indicou representantes das cinco regiões do País, foi equilibrado em termos de peso político entre situação e oposição; valorizou a posição institucional do parlamentar, já que todos são líderes ou presidente das Casas do Congresso; e, proporcionalmente, mostrou-se mais favorável ao Senado.

No plano regional, lideram o ranking as regiões Sudeste, representada por São Paulo, e a Nordeste, representada pelo Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, com três parlamentares cada; seguidas da região Norte, com dois parlamentares, representada por Amapá e Roraima; e das regiões Sul, representada pelo Rio Grande do Sul, e Centro-Oeste, representada por Goiás, com um cada.

Partidariamente, lidera a lista dos mais influentes os dois principais partidos da base de sustentação do governo, estando em primeiro lugar o PMDB, com quatro parlamentares, e, em segundo, o PT, com três, seguidos dos dois principais partidos de oposição, o DEM, com dois, e o PSDB, com um.

Nos casos de empate, optou-se por critério de ordem alfabética.

Num segundo grupo de parlamentares bem votados, que vai da 11ª a 22ª posição aparecem pelo PT os deputados Arlindo Chinaglia (PT) e Henrique Fontana (PT-RS) e os senadores Humberto Costa (PT- PE), Walter Pinheiro (PT-BA) e José Pimentel (PT-CE).

Equipe Informes com site do Diap

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também