Na noite desta segunda-feira (21), o deputado Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara, foi o grande homenageado na Festa Nacional da Música, que aconteceu no Auditório do Hotel Laje de Pedra, em Canela, na Serra Gaúcha.
A música deu o tom no Congresso de Abertura da Festa Nacional da Música 2013. Com a participação de autoridades, artistas, produtores, músicos, jornalistas e convidados, eles celebraram a aprovação da PEC da Música, que garante isenção de impostos para compra de CDs e DVDs.
“Dizem na música que o sonho não acabou. Mas agora o sonho acabou, pois já é realidade. A música não paga mais imposto”, comemorou Carlos de Andrade, presidente do Conselho da ABMI, referindo-se à PEC, cujo embrião se deu em edições anteriores do evento.
O cantor Fagner elogiou a aprovação da PEC da Música e o apoio do deputado Marco Maia, assim como de todo Senado. “Foi aqui, na Festa Nacional da Música, que este movimento teve início e a classe artística muito deve a esse evento, que tanto contribuiu para integração dos artistas brasileiros e a discussão de questões que venham beneficiá-los. Lutamos muito para a promulgação da PEC que fará com que não somente os músicos e compositores brasileiros sejam beneficiados, mas também a população, que poderá comprar CDs e DVDs com menos custo – e deixar de adquirir produtos piratas”, afirmou Fagner.
“É uma grande honra ser homenageado na Festa da Música. Desde 2009, quando fui primeiro vice-presidente da Câmara, recebi os artistas e representantes do setor em meu gabinete e começamos um trabalho incansável pela aprovação da PEC da Música. No último dia 15, a Emenda à Constituição nº 75 foi promulgada no Congresso Nacional, e assim garantimos a aproximação da população à música brasileira. É uma grande vitória para toda a sociedade e uma forma de valorizar a cultura”, destacou Marco Maia.
Com a promulgação da Emenda, CDs e DVDs com obras de autores brasileiros se tornarão mais acessíveis, graças à aprovação da isenção tributária. Marco Maia também agradeceu aos artistas, especialmente Fagner, Sandra Sá e Rosemary, “que sempre estavam em Brasília colaborando para que a emenda fosse aprovada”.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, encerrou a cerimônia destacando a PEC da Música e o vale-cultura como grandes vitórias para os brasileiros. “É um prazer e um desafio comandar a pasta da Cultura e, tenho certeza, além da PEC da Música, tem muita coisa boa para acontecer para a área das artes no Brasil”.
Assessoria Parlamentar
Foto: Imprensa Festa Nacional da Música