Marco Maia é eleito presidente da Câmara com apoio da ampla maioria dos partidos

maia presidente D 1O deputado Marco Maia (PT-RS) foi eleito nesta terça-feira (1º), presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2011/2012. Indicado pelo PT, que tem a maior bancada com 89 deputados, a eleição contemplou o critério da proporcionalidade partidária.

 

Marco Maia obteve 375 votos. Os outros candidatos à presidência obtiveram: Sandro Mabel (PR-GO) 106 votos; Chico Alencar (PSOL-RJ) 16 votos; e Bolsonaro (PP-RJ) 9 votos. A eleição, realizada pelo sistema eletrônico, teve votação secreta e durou cerca de cinco horas.

Em seu primeiro discurso após a eleição, o presidente Marco Maia agradeceu a todos os parlamentares pela eleição e afirmou que pretende continuar perseguindo o caminho da democracia através do fortalecimento do Parlamento.

Marco Maia defendeu a construção pela Câmara de uma “agenda positiva” para o País. “Os desafios colocados para a Câmara no próximo período são enormes. Essa Casa para se valorizar precisa construir agenda positiva para o País. Precisamos fazer nosso mandato para melhorar a vida do povo. Vamos produzir uma boa pauta para que o povo brasileiro possa se orgulhar dos deputados que elegeram para representar os interesses da sociedade brasileira”, disse Maia.

Entre os temas destacados pelo novo presidente da Câmara como fundamentais estão as reformas política e tributária, além do combate à pobreza. “Existe a necessidade de debater uma reforma política que coloque o Brasil em novo patamar de debate com o mundo e a sociedade; uma reforma tributária que garanta mais recursos para os municípios; e também é preciso discutir projetos de combate à pobreza, porque não podemos nos acomodar enquanto houver um cidadão neste país passando fome”, frisou Marco Maia.

Para o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), um dos coordenadores da campanha de Marco Maia, a eleição do petista com apoio de 21 das 22 legendas com representação na Casa, é uma vitória para a Câmara. “O presidente da Câmara tem o dever da imparcialidade e Marco Maia tem a exata dimensão do exercício democrático do poder, tem serenidade e firmeza. O debate de ideias, as votações, tudo isso reflete o que tem na sociedade, então acho fundamental a garantia da democracia interna”, afirmou Chinaglia.

Arlindo Chinaglia acrescentou que a eleição de Marco Maia é motivo de orgulho para o PT. “Teremos a terceira presidência da Câmara, o que evidentemente nos orgulha até porque reflete uma experiência acumulada e um grau de articulação que a gente foi desenvolvendo”, disse.

Para o líder da bancada do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), a eleição de Marco Maia para a presidência da Câmara significa a possibilidade do parlamento brasileiro dar um passo à frente na direção da sua valorização. “Temos que ter agora a capacidade de eleger os temas importantes para o Brasil e esta é a disposição dele (Marco Maia), de eleger temáticas que possam responder aos anseios da sociedade brasileira”, frisou Paulo Teixeira.

Também foram eleitos para compor a Mesa Diretora, dentro do critério da proporcionalidade partidária, outros 10 deputados. 1º vice-presidente, Rose de Freitas (PMDB-ES); primeira mulher a ser eleita para um cargo na Mesa; 2º vice-presidente, Eduardo da Fonte (PP-PE); 1º secretário, Eduardo Gomes (PSDB-TO); 2º secretário, Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP); 3º secretario, Inocêncio Oliveira (PR-PE); e 4º secretário, Júlio Delgado (PSB-MG). Foram eleitos ainda quatro suplentes: deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), deputado Manato (PDT- ES), deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) e deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE)

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também