O deputado federal Marco Lula Maia (PT-RS) denunciou na quarta-feira (18) a tentativa de manipulação midiática, com fake news, utilizada pela direita ao distorcer informações sobre a entrevista concedida pela senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), à rede Al Jazeera. De acordo com o parlamentar, as páginas de direita no Facebook e no Twitter tentam vincular a rede Al Jazeera a ações de grupos terroristas.
“A presidenta está denunciando ao mundo o golpe e as injustiças que estão sendo cometidas contra Lula e os movimentos sociais. Isso é um direito nosso, não vão nos calar”, reafirmou Maia.
Para o parlamentar, os golpistas não aceitam a popularidade e o carinho que os árabes têm por Lula. “Espalhar notícias falsas dessa forma é mais um sintoma do fascismo e do ódio crescentes no Brasil. O ex-presidente é um grande amigo do mundo árabe e foi o único presidente do Brasil que visitou o oriente médio”, destacou o petista.
O vídeo divulgado por Gleisi à Al Jazeera faz parte da ofensiva midiática do campo de apoiadores de Lula no exterior, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff, que foi aos Estados Unidos denunciar a prisão política do ex-presidente, e também da pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela D’Ávila, que visitou países latinos denunciando a ilegalidade da prisão do ex-presidente.
A presidenta do PT enviou um vídeo a Rede do Qatar nesta terça-feira (17) denunciando a prisão política do ex-presidente Lula, os desmontes do Estado brasileiro e a retirada dos direitos sociais da população, desde que o golpe em 17 de abril retirou do Palácio do Planalto a presidenta legítima Dilma Rousseff.
Assessoria de Imprensa