O deputado Marco Maia (PT-RS), 1º vice-presidente da Câmara, assume nesta quinta-feira (16) a Presidência da Casa. O deputado Michel Temer (PMDB-SP), vice-presidente eleito da República, será diplomado na próxima sexta-feira (17) e renunciou ao cargo de presidente da Câmara. Temer ocupou a tribuna para um discurso de despedida e foi elogiado por parlamentares da bancada do PT pela atuação à frente da Presidência da Câmara, cargo que ocupou nos últimos dois anos.
O deputado Marco Maia afirmou que Temer “é exemplo de homem público comprometido com a democracia e com as causas do povo, e à frente do Executivo estará imbuído das melhores causas”. O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) ressaltou que Michel Temer será a “expressão da dimensão parlamentar na vice-presidência e irá viabilizar diálogo intenso entre Executivo e Legislativo”.
O deputado Maurício Rands (PT-PE) também destacou que Temer ” irá garantir o fortalecimento dos canais necessários entre o Legislativo e Executivo”. O líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), lembrou a capacidade Temer para a construção de consensos. “É uma figura especial, sempre em busca do equilíbrio, sem extremos, procurando compor acordos que atendessem a todos”.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ex-presidente da Casa, acredita que Temer, “traduzindo o Parlamento como fonte do poder popular, contribuirá com o Brasil, porque vai levar esse entendimento para o Executivo”. O deputado André Vargas (PT-PR) elogiou Michel Temer e disse que ele representa “grande liderança do PMDB,do Brasil e da Câmara”. O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) também saudou Temer “pelo seu trabalho na Presidência da Câmara”.
Gizele Benitz