Marco Maia anula eleição na Comissão de Fiscalização Financeira

marco maia D2O deputado Marco Maia (PT-RS) acatou questão de ordem do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e anulou a eleição do órgão que levou novamente à sua presidência o deputado Sérgio Brito (PSD-BA). Brito havia sido afastado da presidência do colegiado  por ter trocado de partido (saiu do PSC para o PSD), fato que fere o Regimento Interno e, ainda, afronta, o acordo firmado entre os líderes partidários para a composição das comissões da Casa. Afastado, ele candidatou-se novamente, a disputa empatou e ele foi reconduzido por ser o mais velho.

Segundo justificou o presidente da Câmara, é tradição na Casa a realização de acordo com a participação de todos os líderes de partidos e Blocos Parlamentares, em que se estabelece que as presidências das comissões permanentes são distribuídas aos partidos ou blocos designados no acordo. “Esse entendimento tem garantido ampla participação das bancadas nas Presidências das Comissões e deve, pois, ser prestigiado pela Presidência”, reforçou.

Marco Maia determinou a convocação de nova eleição em que só poderão ser admitidas candidaturas oriundas da bancada a que coube a Presidência da Comissão. A questão de ordem foi lida em plenário pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA) na sexta-feira.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também