O deputado Márcio Macêdo (PT) destacou em plenário, nesta semana, a lei estadual que reconhece o amendoim cozido patrimônio imaterial de Sergipe, iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT). “A nova Lei contempla tanto a preservação de um bem cultural típico e exclusivo do estado, como também reforça a importância do produto para o comércio local”, afirmou.
Ele ressaltou que, atualmente, Sergipe possui mais de 5 mil vendedores autônomos de amendoim verde cozido, que, diariamente, produzem e comercializam cerca de 84 toneladas do alimento. Isso faz com que Sergipe seja exportador do produto para outros estados, como Bahia e São Paulo. “Ao dar visibilidade a um alimento que é único da cultura sergipana, a Lei 7.682 ajuda a manter viva a memória e a cultura”, frisou Márcio Macêdo.
O parlamentar afirmou ainda que o amendoim cozido é o alimento mais consumido nas festas sergipanas, nas praias e bares, e ocupa um relevante lugar na preferência popular, e traduz com singularidade a raiz cultural, tradições e costumes do povo sergipano.
“Quem é de Sergipe sabe que o amendoim cozido faz parte das tradições do estado, portanto, quero parabenizar a deputada Ana Lúcia pela iniciativa, e dizer o quanto é importante valorizar as tradições culturais de um povo e principalmente, exaltar a importância deste alimento que faz parte da sergipanidade”, encerrou.
Assessoria Parlamentar