Em reunião realizada na semana passada, em Brasília, o deputado Fernando Marroni (PT-RS) obteve do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, a garantia de credenciamento do Laboratório da Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado na Rede Brasileira de Laboratórios da Qualidade do Leite (RBQL). A informação é da assessoria do deputado Marroni.
O credenciamento, esperado desde 2005, libera a instituição para emitir laudos oficiais sobre a qualidade da produção leiteira da região.
Criado em 2005, o Lableite é o único laboratório público do tipo no Rio Grande do Sul e tem capacidade para analisar até 30 mil amostrar por mês. “A Instrução Normativa 51 da Anvisa estabelece padrões de qualidade do leite que obrigatoriamente devem ser seguidos, a partir do funcionamento do laboratório poderemos analisar a produção da região e ajudar produtores e cooperativas a adequar essa produção aos padrões exigidos pela legislação”, explica a pesquisadora da Embrapa, Maira Balbinotti Zanella.
Entre os fatores a serem analisados pelo Lableite estão o percentual de gordura, proteínas, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. A expectativa dos pesquisadores é de que a partir do funcionamento do laboratório a qualidade do leite produzido na região melhore, o que deverá gerar mais ganhos aos produtores e aos consumidores.
“Hoje aproximadamente 12 mil famílias da Zona Sul estão envolvidas na produção leiteira e o laboratório irá beneficiar a todos e ajudar a melhorar a produção e todos ganham com isso”, ponderou Marroni.
A inserção do Lableite na RBQL deve acontecer nas próximas semanas.
Assessoria Parlamentar