Mantega diz que Brasil está no limiar de novo ciclo de desenvolvimento

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou nesta segunda-feira (24) sua previsão de que a economia brasileira está deixando a crise de forma antecipada. Ele previu que o Brasil deve chegar ao final do ano com 600 mil a 800 mil novos empregos.

Em uma exposição em um seminário econômico promovido pelo Jornal O Globo, no Rio de Janeiro, sobre como o País enfrentou a crise econômica global, o ministro reafirmou que a economia brasileira estava bem preparada antes do abalo global e que, por esse motivo, o País é um dos primeiros a exibir uma recuperação.

“Já estamos no limiar de um novo ciclo de desenvolvimento. Tivemos um ciclo de 2003 a 2008 e estamos preparados para outro”, disse o ministro. Ele acrescentou que apenas 32% da população brasileira sentiram os efeitos da crise. De acordo com o ministro, a inflação este ano ficará abaixo do centro da meta do Banco Central, que é de 4,5%, e tem margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Mantega também afirmou que déficit nominal no final do ano será de 2,2% ou 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro disse ainda que o Brasil está entre os países que menos precisaram gastar em pacotes de estímulo econômico para sair da crise e citou o volume das reservas internacionais como exemplo da recuperação econômica. Segundo ele, o país entrou na crise com US$ 250 bilhões em reservas internacionais e este mês chegou a US$ 213,7 bilhões, depois de utilizar uma parte para se defender da especulação internacional.

O ministro também voltou a creditar a expansão do crédito por parte dos bancos públicos como fator importante para ajudar o País a sair da crise, na contramão dos bancos privados que, segundo o ministro, foram conservadores na oferta de crédito.

Portal do PT com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também