Mantega critica países ricos por “exportarem inflação”

mantega_fazendaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a criticar, nesta quinta-feira (14) a política de juros baixos praticada por países desenvolvidos e disse que pedirá às nações do G-20 para adotarem restrições como meio de reduzir as pressões inflacionárias globais.
Mantega negou ainda que o Brasil esteja aplicando medidas de combate à inflação em “conta-gotas”.

“Você não explode uma bomba nuclear porque os efeitos colaterais são piores que a medida em si”, comparou, durante coletiva de imprensa, realizada antes das reuniões do G20 e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, nos Estados Unidos. “Temos tomado medidas severas”, completou.

As declarações de Mantega tentam rebater o crescimento dos índices inflacionários, que se aproximam do teto da meta fixada pelo Banco Central de 6,5% para 2011. “Não é fácil conseguir conter a inflação, significa aumentar os juros e, ao mesmo tempo, tomar medidas para conter a valorização do real. Mas acho que temos conseguido”, analisou.

Na próxima semana, o mercado prevê que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumente entre 0,25 ponto e 0,5 ponto a taxa básica de juros. Todavia, governo e empresariado estão receosos que o juro mais alto intensifique a entrada de dólares na economia brasileira. Com isso, o real seria valorizado e os principais setores econômicos seriam prejudicados.

Fonte: Brasília Confidencial

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também