Mantega avalia como positiva a valorização da moeda chinesa

guido_mantega_dest2O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou positivo o anúncio do governo da China de que vai flexibilizar a taxa de câmbio de seu país. Mantega disse na segunda-feira (21) que a valorização do yuan frente ao dólar será positivo para o equilíbrio cambial mundial.
Mantega ponderou que é preciso acompanhar em qual velocidade será este impacto. “Vi projeções de mercado que apontam uma valorização de 3% ao ano e 15% em três anos, o que é pouco para se ter um efeito”, disse. Mas o ministro acredita ser um bom começo, até para o Brasil. “Hoje temos um desequilíbrio e há prejuízo para os países avançados que deixam o câmbio livre”, afirmou.

Ao falar das medidas para as exportações brasileiras, Mantega foi taxativo ao afirmar que a variação de 3% ao ano na moeda chinesa, como projetada pelo mercado financeiro, não terá grande repercussão para o Brasil. “Na hora que a crise na Europa acalmar, e parece que está acalmando, poderemos ter de novo o interesse que havia antes por entrada de capitais no Brasil. Poderemos ter a valorização da nossa moeda (real), o que nós tentaremos impedir. Temos instrumentos. Haverá uma pressão nesse sentido, mas vamos impedir”, completou.

Ministério da fazenda

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também