Manifestações na Europa, em defesa da democracia, pedem “Fora, Bolsonaro”

Os integrantes do Núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) em Madri, na Espanha, promoveram uma manifestação, no último dia 11, em frente a Embaixada do Brasil na capital espanhola, contra Jair Bolsonaro. A deputada sergipana Maria Dantas – eleita na Espanha pelo partido Esquerra Republicana da Catalunya (ERC) – também esteve presente no protesto.

Lilian dos Santos Gonçalves, coordenadora do Núcleo do PT em Madri, conclamou por Fora, Bolsonaro e afirmou que não vai descansar até que toda a família de Bolsonaro esteja atrás das grades pagando por todos os seus crimes. “Não queremos nepotismo, não queremos o teu ódio. Nosso dinheiro é para o nosso povo. Não estamos de acordo com as rachadinhas, do seu filho Flávio. Não estamos de acordo com o “gabinete do ódio”, do seu filho Carlos. Fora, Bolsonaro, Fora, Genocida, Fora, Miliciano”, denunciou a coordenadora.

Os manifestantes também cobraram por mais educação e saúde ao povo brasileiro. “Queremos ter mais professores, mais médicos, mais enfermeiros, mais escolas e mais hospitais. Não estamos de acordo que o senhor – Bolsonaro – empregue o dinheiro no “gabinete do ódio”, nem estamos de acordo que você empregue todos os seus filhos e toda a sua família”, discursaram os manifestantes.

A deputada brasileira Maria Dantas leu durante a manifestação a “Carta Aberta aos Deputados e Deputadas sob a ação genocida e o ataque à democracia brasileira pelo governo de Jair Bolsonaro”. Maria Dantas denunciou, com esse documento, Bolsonaro ao Parlamento Europeu, no dia 8 de junho deste ano, pela incompetência no combate ao Covid-19, e também sobre o desmatamento ilegal na Amazônia e as ações do governo federal contra os povos indígenas.

Negacionistas

“Em meio a esse cenário de devastação, infelizmente o Brasil está liderado por negacionistas da crise climática e do coronavírus, que espalham teorias de conspiração e de terraplanismo, que convocam a extrema direita às ruas para acabar com o que chamam de “Comunismo”, “globalismo”, “ideologia de gênero”, “feminazis” e “anticristo”. Seu líder, o presidente Bolsonaro, faz campanhas diárias contra as medidas recomendadas pela OMS, boicotando as medidas de isolamento social tomadas pelos governadores e prefeitos, e faz campanhas diretas contra o isolamento social e incentiva manifestações para que as pessoas saiam de suas casas e voltem ao trabalho”, diz um trecho da carta.

Para a deputada, que também grita por Fora, Bolsonaro, “a comunidade internacional deve agir e tomar uma posição clara em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro diante do avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil, do aumento do desmatamento na Amazônia e das ameaças aos direitos humanos e aos povos indígenas”.

Live de núcleos do PT no exterior

O Núcleo do PT em Londres, com o apoio técnico do Pré-Núcleo do PT na Irlanda, vão realizar uma conversa com a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Dilma Rousseff, Tereza Campello, sobre as iniciativas do PT frente à crise do novo coronavírus.

A transmissão do debate irá acontecer na próxima sexta-feira (19), às 18h de Londres, e às 14h de Brasília, na página do facebook @PTLondres e também pelo Facebook PT na Câmara.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também