As manifestações do próximo dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, devem ser as maiores já realizadas no País. Essa é a intenção da Frente Brasil Popular, que congrega partidos políticos de esquerda (PT, PC do B e PDT), centrais sindicais (CUT e CTB), movimentos sociais (Contag, MST e outros), entidades estudantis (UNE e Ubes), além de movimentos de mulheres, de negros, de jovens e LGBT, e da Frente Povo Sem Medo (MTST e outros). As manifestações deste ano vão denunciar à sociedade brasileira a tentativa de golpe em curso contra a presidenta Dilma Rousseff e a consequente ameaça de retirada de direitos da classe trabalhadora.
A CUT, maior central sindical do País, divulgou a agenda de vários eventos já confirmados. A maior concentração deve ocorrer no Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. Com o lema, “Democracia, nenhum direito a menos: não vai ter golpe”, a manifestação deve contar com a presença de políticos, sindicalistas e dirigentes de movimentos sociais, além das participações de Beth Carvalho, Chico César, Detonautas, Luana Hansen e Martinho da Vila.
A manifestação começa às 10h, com o ato inter-religioso; segue às 12h, com um ato político e termina com o ato cultural a partir das 14h.
Em Minas Gerais, o principal Ato em Defesa da Democracia e Contra o Golpe vai ocorrer em Belo Horizonte. A partir das 10h haverá uma marcha da Praça Afonso Arinos até a Praça da Liberdade, onde ocorrerá um ato político-cultural e o lançamento do Acampamento da Democracia.
Na Bahia, a capital Salvador será palco de um grande ato político e cultural promovido pela Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo da Bahia. A programação ocorrerá das 11h às 20h, no Farol da Barra.
Já no Ceará a maior concentração está prevista para ocorrer em Fortaleza, a partir das 08h na Areninha do Pirambu. Logo após haverá uma caminhada pela Avenida Presidente Castelo Branco e encerramento com ato político-cultural no Cuca da Barra.
No Rio Grande do Sul, a principal manifestação do 1º de Maio será realizada junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O Ato dos Trabalhadores (as) em Defesa da Democracia, e dos Direitos Trabalhistas e Sociais começa as 10h e vai se entender até as 14h, com pronunciamentos de representantes das entidades e de apresentações culturais e artísticas.
No Distrito Federal, em Brasília, o Ato em Defesa da Democracia e dos Direitos da Classe Trabalhadora começa já neste sábado (30) com a realização da Virada Cultural, no estacionamento da Torre de TV (junto a Funarte e a Feira). Das 19h até a 01h da madrugada de domingo (1), ocorrerá uma variada sequência de apresentações artísticas e culturais.
Já o Ato Unificado contra o Golpe começa às 10h de domingo (1°), também no estacionamento da Torre de TV.
Héber Carvalho