Manifestações contra governo golpista de Temer ocorrem em todo o País

foraTemer PauloPintoAgenciaPT

As manifestações que pedem a saída do presidente provisório e golpista Michel Temer e exigem a manutenção de direitos já estão ocorrendo em cinco estados brasileiros. Os atos, organizados pela frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, começaram na manhã desta sexta-feira (10) e acontecem até o momento no Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso do Sul. Estão programadas manifestações em 23 estados.

Em Maceió (AL), os manifestantes se concentraram na Praça do Centenário, no bairro do Farol, e saíram em caminhada até o Centro. O protesto foi encerrado por volta das 13h sem registro de confrontos. De acordo com a organização, cerca de 3,5 mil pessoas participam do ato.

Em Campo Grande (MS), um boneco batizado de “Michel Terror” foi carregado à frente da caminhada que percorreu as principais ruas da capital. Já na Paraíba, manifestantes interditaram ruas de Campina Grande para pedir a saída de Temer e contra mudanças na previdência.

No Paraná, o Movimento dos Sem-Terra bloqueou ruas, protestou em frente à agência do INSS e junto à Refinaria Getúlio Vargas, da Petrobras, em Araucária. Enquanto em Mossoró (RN), integrantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) interditaram pela manhã o trecho do Km 46 da BR-304, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 200 manifestantes participaram do ato.

Petroleiros – Petroleiros de todo o País estão realizando hoje paralisação de 24 horas. O movimento, organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), começou na noite de ontem nos campos de produção terrestre do Ativo Norte da Bahia, que foram colocados à venda pela Petrobras.

“A greve da categoria é em defesa da soberania e da democracia e contra o desmonte da empresa, a entrega do pré-sal e os ataques aos direitos dos trabalhadores, que estão na agenda do governo de Michel Temer e do presidente da Petrobras, Pedro Parente”, afirmou a federação, em nota.

Fiocruz – No Rio de Janeiro, um abraço simbólico no castelo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sede da instituição, marcou o ato em defesa da democracia no País. Com faixas e cartazes contra o governo Temer, contra o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a manifestação reuniu servidores, estudantes e terceirizados.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz reúne especialistas de referência na América Latina e no mundo na área de saúde coletiva. Oferece cursos para formar profissionais de excelência e investe em alta tecnologia, na fabricação de remédios e de vacinas, por exemplo.

De acordo com o historiador e pesquisador da Fiocruz Carlos Fidelis Ponte, que participou do ato, as mais recentes declarações de autoridades do governo interino sinalizam para perdas de direitos sociais, em especial o SUS.

“As propostas são radicais. Mexem na estrutura econômica de atenção à saúde e abrem setores-chave da economia, como o pré-sal e o financiamento de programas sociais à iniciativa privada. Achamos que tem impacto muito grande e podem atingir gerações. Não deveriam ser propostas por um governo interino que tem um mês”, disse.

IBGE – Denunciando conflito de interesse na nomeação do novo presidente do órgão, o economista Paulo Rabello de Castro, os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) protestam agora à tarde. É a primeira vez em 13 anos que uma pessoa de fora do quadro da empresa assume a direção. Os servidores públicos querem eleição interna para o cargo.

“O indicado, amigo do presidente interino, é vinculado a interesses privados, em especial do mercado de capitais, sendo diretor-presidente da SR Rating e fundador da RC Consultores. São credenciais absolutamente incompatíveis para um cargo de direção no IBGE”, afirma a nota da instituição, lamentando a maneira como Wasmália Bivar foi retirada do cargo.

Mais detalhes e links para a página dos eventos no site do PT: www.PT.org.br/agenda

PT na Câmara com Brasil247 e Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também