Maldade sem fim: Bolsonaro veta acesso de pacientes com câncer a remédio

Site do PT

Em 1º de julho, veio da Câmara dos Deputados uma boa notícia a pacientes que precisam se tratar com remédios orais contra o câncer. Naquele dia, foi aprovado o PL 6.330/2019, que ampliava o acesso a esses medicamentos para usuários de planos de saúde. Porém, 26 dias depois, o que fez Jair Bolsonaro? Vetou integralmentente a proposta.

O PL poderia beneficiar 50 mil pacientes, que passariam a ter a chance de tratar tumores em casa, sem necessidade de internação hospitalar. Isso porque o texto obrigava os planos privados de saúde a cobrir despesas com tratamentos antineoplásicos ambulatoriais e domiciliares de uso oral em até 48 horas.

Na mensagem de veto, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), Bolsonaro argumentou que a lei “comprometeria a sustentabilidade do mercado”, “criaria discrepâncias” e “privilegiaria pacientes acometidos por doenças oncológicas que requeiram a utilização de antineoplásicos orais”. Ainda de acordo com o atual presidente, “o alto custo dos antineoplásicos orais” poderia comprometer a “sustentabilidade do mercado de planos privados de assistência à saúde”.

Do lado dos ricos

“Quando a gente pensa que Bolsonaro já atingiu todos os níveis de crueldade, ele vem e faz uma dessa. Temos um presidente que se preocupa mais com os planos de saúde do que com o povo”, afirmou o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE). “Nem as pessoas com câncer escapam das maldades do governo Bolsonaro. Mais uma vez o presidente prefere defender o mercado e não os mais vulneráveis”, completou seu colega de bancada Henrique Fontana (PT-RS).

No Senado, o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), também reagiu com indignação. “Bolsonaro, para beneficiar as megaempresas de planos de saúde, vetou a obrigatoriedade do tratamento domiciliar com medicamentos orais, para pacientes com câncer. A justificativa: defender o Mercado”, disse Rocha, acrescentando que o ex-capitão tem lado: o dos ricos.

Cabe agora ao Congresso trabalhar para derrubar o veto de Bolsonaro e manter a ajuda aos pacientes. Para o autor do PL, o senador Reguffe (Podemos-DF), a decisão de vetá-lo é “absurda e ilógica”.

“Absurda porque é um projeto que beneficia milhares de pacientes com câncer no Brasil inteiro. E é muito mais confortável para esses pacientes tomar um comprimido em casa do que ter que se internar no hospital para o plano pagar a quimioterapia na veia. Ilógica porque a internação é mais cara do que o comprimido. Sem contar os custos com possíveis infecções posteriores decorrentes dela. Mas vamos derrubar o veto. Já há uma grande mobilização de oncologistas e de associações de pacientes da luta contra o câncer”, afirmou o senador à Agência Senado.

Redação da Agência PT, com Agência Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100