Cresce o número de grandes empresas brasileiras que investem em inovação tecnológica para aumentar a competitividade no mercado interno, de acordo com a pesquisa Sondagem de Inovação, divulgada nesta terça-feira (26) pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A segunda edição do levantamento trimestral constatou que 71,5% das 1.650 grandes empresas industriais – com mais de 500 empregados – inovaram no lançamento de produtos ou no processo de fabricação no trimestre de abril a junho. Percentual semelhante aos 71,4% registrados no trimestre anterior.
A pesquisa também apontou que 27% do universo analisado ampliaram os investimentos próprios em pesquisa e desenvolvimento e 47% mantiveram o mesmo nível do trimestre anterior. Na avaliação do presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, “são números excelentes, que indicam a consciência do empresariado sobre a necessidade de inovar para garantir presença no mercado”.
A Sondagem de Inovação detectou que entre as duas pesquisas houve crescimento de 52,4% para 57% no melhoramento de produtos já existentes no mercado, enquanto 18,1% lançaram produtos ainda não existentes no Brasil. Não houve alteração percentual na comparação trimestral, mas a ABDI considera o percentual satisfatório.
As informações são da Agência Brasil