Mais de 150 mil cortes no Bolsa Família mostram crueldade de Bolsonaro e ministro Guedes, denunciam petistas

“Bolsonaro e Guedes são cruéis com a miséria alheia”, escreveu o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) em suas redes sociais, ao criticar o novo descaso do governo Bolsonaro com os beneficiários do programa Bolsa Família em meio à pandemia do coronavírus.

De acordo com reportagem publicada no portal UOL, nesta sexta-feira (20), o Ministério da Cidadania começou a pagar, ontem (19), a folha do mês de março aos beneficiários do programa. Ao contrário da promessa de ampliar o Bolsa Família em meio à crise social gerada pela doença Covid-19, o governo federal fez um corte de 158.452 bolsas.

“O Brasil, país mais desigual do mundo, é assolado por um vírus ainda sem cura e o presidente Bolsonaro corta 150 mil pessoas do Bolsa Família. Mais de 60% no nordeste, região mais empobrecida do País. O nome disso é crime de lesa-humanidade. Desde 2017, a miséria voltou, as pessoas passaram a cozinhar a carvão ou à lenha. Agora, em meio à pandemia, o governo vira as costas”, denunciou o líder do PT.

O Nordeste voltou a ser a região mais afetada. Dos 158,4 mil benefícios a menos em março, 96.861 (61,1% do total) foram retirados justamente da região que responde por metade dos benefícios totais do País.

“Difícil encontrar palavras que possam expressar a minha indignação em relação a esse corte de 158 mil famílias do Bolsa Família em um momento tão delicado como esse. Bolsonaro, você é muito desumano!”, criticou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) em seu twitter.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) ressaltou as medidas que outros países estão adotando para auxiliar os que mais precisam durante a pandemia. “Todos os países estão reforçando suas políticas de auxílio aos mais pobres, enquanto isso Bolsonaro deixa desassistidas milhares de famílias, justo quando prometeu ampliar o Bolsa Família em meio à crise do Coronavírus”.

“Tirar de quem tem menos. O mantra da maldade inconsequente de Bolsoguedes”, afirmou o ex-ministro da Saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP). Para o deputado Odair Cunha (PT-MG) “é um desrespeito, um absurdo e uma maldade tamanha essa atitude do governo federal!”.

Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) “Bolsonaro além de incompetente e deshumano age de forma criminosa contra os mais pobres”.

Nordeste

Desde janeiro, o Nordeste tem sido vítima do governo federal. Das famílias que ingressaram no programa, apenas 3% eram do Nordeste, o número de beneficiários é o menor do governo Jair Bolsonaro e o menor desde maio de 2017, quando o Bolsa Família teve o maior corte da história do programa — 543 mil bolsas foram retiradas.

“É impossível não ficar estarrecida com tamanha crueldade. Em meio à pandemia de coronavírus, (des)governo Bolsonaro corta auxílio dos mais pobres, algo fundamental em tempos tão difíceis. Nordestinos são o principal alvo”, lamenta a deputada Luizianne Lins (PT-CE).

Para a deputada Natália Bonavides (PT-RN) o Nordeste é o que mais sofre. “Já era absurdo a cobertura do Bolsa Família diminuir no meio da crise econômica. Chegarmos à pandemia do coronavírus com a menor cobertura desde o início do governo é um escárnio. E mais uma vez o Nordeste retaliado: 61% da redução”.

Já para o deputado Rogério Correia (PT-MG) o que está sendo feito é crime. “Isto é crime! Cortar Bolsa Família! E de responsabilidade, pois persegue os pobres e o nordeste. Temos de vencer o coronavírus apesar do Bolsonaro”.

“O NE mesmo com toda pobreza, não tem a atenção, o respeito e nem a solidariedade do presidente”, disse o deputado Joseildo Ramos (PT-BA).

Lorena Vale com Portal UOL

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex