O deputado Marco Maia (PT-RS), presidente em exercício da Câmara, participou na quarta-feira da abertura do XII Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), que tem como tema “Os impactos dos megaeventos esportivos para a indústria do turismo”.
Na ocasião, Maia lembrou que países que já sediaram Copa do Mundo e Olimpíadas continuam a lucrar com o investimento realizado.
“Quando nós vamos a Atlanta ou Atenas, queremos conhecer os lugares onde foram realizadas as competições, queremos conhecer os pontos turísticos que foram divulgados à época”, exemplificou. “O Rio de Janeiro e o Brasil também têm que saber tirar proveito disso. Temos que continuar promovendo esses locais mesmo com o final dos jogos”.
Na cerimônia o ministro do Turismo Luiz Barretto destacou a importância do Congresso Nacional para a realização dos eventos.
“O Legislativo tem um papel essencial neste trabalho de planejamento e fiscalização, além de contribuir para a execução de programas que incentivem e contribuam para a qualificação do setor turístico”, defendeu.
Marco Maia reafirmou o compromisso da Câmara dos Deputados com a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 e argumentou que serão oportunidades para o Brasil se destacar no cenário mundial. “Vamos continuar discutindo quais são as melhores políticas, projetos e ações que vamos desenvolver para realizarmos dois dos melhores eventos mundiais. Vamos mostrar que não somos uma nação de 3º mundo, mas que estamos em desenvolvimento econômico e social”, defendeu.
Assessoria Parlamentar