Magela prestigia Memorial Darcy Ribeiro

magela_dest2O deputado Geraldo Magela (PT-DF) participou da assinatura de convênio entre o ministério da Cultura e a Fundação Darcy Ribeiro para a construção do Memorial Darcy Ribeiro no Campus da Universidade de Brasília (UnB). A cerimônia foi realizada na segunda-feira, no auditório do ministério.

Segundo o ministro Juca Ferreira Magela tem contribuído para o engrandecimento do setor. Isso porque, quando o deputado
foi o relator do Orçamento Geral da União em 2009 (período de 2010), o parlamentar destinou R$ 8 milhões para a construção do Memorial, embora mais tarde o governo federal tenha ficado responsável pela obra. Além disso, Magela foi integrante da bancada que lutou pela construção do Centro de Convenções da UnB, que está previsto para 2012.

“Tenho buscado recursos para melhorar a UnB porque tenho a convicção de que ela é um patrimônio histórico de Brasília que enobrece a capital e abastece o país com as melhores inteligências”, destacou Magela.

O ministério da Cultura investirá R$ 8,5 milhões na construção do Memorial Darcy Ribeiro, que ocupará uma área de 2 mil metros quadrados com espelho d’água. O prédio de dois andares vai acomodar uma biblioteca com mais de 30 mil exemplares, salas de aula, espaço para apresentações e descanso e climatizador natural.

Toda a coleção de Darcy (seus livros e da esposa, Berta Gleizer Ribeiro, além de quadros de Portinari, artefatos indígenas, cartas trocadas com Oscar Niemeyer e Jean-Paul Sartre) que se encontra na Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, será transferida para o Memorial na UnB, que deve ficar pronto entre o fim de 2010 e início de 2011.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; o reitor da UnB, José Geraldo; e o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também