O Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores, deputado Magela (PT-DF) conclamou nesta quarta-feira (19), a bancada do partido na Câmara e no Senado a participarem da reunião do Diretório Nacional que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em Fortaleza. O encontro debaterá, entre outros pontos, o resultado da eleição de outubro e a relação do partido com o governo. Estão previstas as participações do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff no evento.
“É fundamental a participação dos nossos parlamentares das duas Casas porque as bancadas federais são a face mais visível do partido na relação com o governo. É importante que eles contribuam com essa discussão, que acompanhem, influenciem, tragam ideias e façam críticas para que possamos ter um projeto de protagonismo na relação com o governo nesse segundo mandato da presidenta Dilma”, salientou Magela.
O deputado disse que esse “convite-convocação” não é uma iniciativa individual, mas da instância nacional do partido, para que os agentes políticos da bancada participem e contribuam com o debate. De acordo com Magela, para que o partido possa construir as condições necessárias para a consolidação do projeto político é necessário ampliar a relação com o parlamento e, especificamente, a relação institucional com os movimentos sociais.
“Nós sabemos que não é possível dar sustentação para o governo somente no parlamento. E os nossos parlamentares são a expressão da nossa relação com os movimento sociais”, frisou.
Para Magela, a possibilidade da participação do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, pode abrir um leque para o novo momento de abertura assegurado pela presidenta Dilma. “Vamos poder transformar a reunião num início efetivo do diálogo da bancada com o partido e com o governo, e criar as condições para que esse primeiro passo tenha sequência”, sinalizou o petista.
Benildes Rodrigues