O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto prorrogando o prazo de execução do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos, até 31 de dezembro de 2011.
Segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME), a prorrogação é motivada pelo acréscimo de novos beneficiados. O decreto, publicado na quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU), garante a conclusão das ligações destinadas ao fornecimento de energia em todo o território nacional.
O programa Luz para Todos, lançado em novembro de 2003, atingiu a meta inicial de 10 milhões de pessoas no meio rural em maio de 2009, e está contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das áreas beneficiadas, facilitado a integração das iniciativas públicas no meio rural, tanto no que diz respeito aos programas sociais e ações de atendimento de serviços básicos (educação, saúde, abastecimento de água) quanto às políticas de incentivo à agricultura familiar.
De acordo com o MME, cerca de 500 mil pessoas fizeram migração de retorno para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso se deveu à chegada da energia elétrica na zona rural e a outros programas lançados pelo governo para erradicar a pobreza no Brasil. A valorização do homem do campo e as garantias dos serviços ofertados pelo Governo Lula motivaram o retorno dos trabalhadores rurais ao campo.
Para o deputado Luiz Alberto (PT-BA), integrante da Comissão de Minas e Energia na Câmara, a prorrogação do programa visa garantir o atendimento dessa população. “Se deve também às novas demandas do governo federal, o que levou a redimensionar as estratégias para atender a todos aqueles que necessitam da energia elétrica para melhorar a vida no campo”, concluiu.
Salis Chagas com Agência Brasil