O Programa Luz para Todos, considerado uma das grandes iniciativas do governo Lula completou 10 anos na última semana. Criado em 2003 para levar energia elétrica a milhares de famílias que viviam na escuridão, o programa atende hoje mais de três milhões de famílias e beneficia 15 milhões de brasileiros.
“Desde 2003 o país já investiu R$ 20 bilhões na iniciativa e, com isso, conseguiu levar energia elétrica para mais de três milhões de famílias que vivem nas comunidades mais afastadas do Brasil. Agora, o desafio é levar luz elétrica para 280 mil famílias que ainda vivem na escuridão”, disse Dilma no seu programa semanal Café com a Presidenta.
O desafio destacado pela presidenta refere-se aos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou que mais de 716 famílias ainda vivem sem energia elétrica. Segundo Dilma, mais da metade desse contingente já foi atendida e a meta é atender as 280 famílias restantes. Com isso, explicou, o programa beneficiará 3,37 milhões de famílias.
O deputado Weliton Prado (PT-MG) classificou o Programa Luz para Todos como “uma verdadeira revolução”. Para ele, a iniciativa do governo do PT já nasceu vitoriosa porque “deu dignidade e cidadania para milhões de pessoas que viviam na escuridão”.
Para o deputado, só aqueles que conviveram com a falta de luz elétrica sabem dimensionar a importância do programa e as transformações que ele promoveu na vida de cada brasileiro. Weliton Prado disse ainda que o Luz para Todos, além de incluir socialmente, beneficiou a agricultura familiar e garantiu a permanência do homem no campo, propiciando ainda o êxodo urbano onde, segundo ele, as pessoas que viviam nos centros urbanos retornaram para a zona rural.
Benildes Rodrigues
Ouça o deputado Fernando Ferro (PT-PE) na Rádio PT