Foto: Revista Cult
A morte na madrugada de hoje do escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, 73 anos, provocou a manifestação de vários deputados da Bancada do PT na Câmara, que rederam homenagens ao escritor baiano. Premiado por diversas obras, Ubaldo, que foi o sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, e em 1972 e 1984 foi condecorado com dois prêmios Jabuti como melhor autor e melhor romance do ano, respectivamente, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro’.
Os deputados baianos Nelson Pelegrino (PT), Afonso Florence (PT) e Josias Gomes (PT) revelam tristeza pela falta que o escritor vai fazer.
“A sabedoria distribuída em toda a sua obra singular e mundialmente reconhecida nos ajuda a compreender melhor as nossas raízes e
amar mais a nossa terra. O filho querido de Itaparica deixa muita saudade e um grande legado”, declarou Pelegrino. Florence disse que o escritor deixará “órfãos” todos os seus admiradores. “Como professor e pesquisador, sei do seu importante legado para literatura brasileira”, afirmou Afonso Florence. “As letras e o jornalismo brasileiro estão de luto”, disse Josias Gomes.
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), ao lamentar a morte do escritor, falou um pouco do seu trabalho e do legado que foi deixado por ele para as futuras gerações. “O Brasil perdeu o jornalista, professor e grande escritor João Ubaldo Ribeiro. Participante do movimento estudantil de 1958, João editou, juntamente com Glauber Rocha, diversas revistas e jornais culturais. Dentre suas principais obras estão os livros ‘O sorriso dos lagartos’, ‘A casa dos budas ditosos’, ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro’.”
PT na Câmara