Lula visita o Uruguai e defende unidade dos países da América do Sul

Lula em Montevidéu. Foto: Ricardo Stuckert

Depois de uma passagem histórica pela Argentina, onde restabeleceu oficialmente os laços do Brasil com o mundo após o ostracismo bolsonarista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o dia no Uruguai, nesta quarta-feira (25), com agenda de estadista: reunião de trabalho com o presidente da República, homenagem da prefeita da capital e visita ao amigo Pepe Mujica. Em meio a tudo isso, um discurso a populares que lotavam uma das principais praças da capital uruguaia.

O encontro com Lacalle Pou foi simbólico e estratégico. Lula poderia ter aproveitado a presença do colega uruguaio na Cúpula da Celac, terça-feira na Argentina. Mas preferiu a visita oficial, num gesto de prestígio ao país vizinho, para realizar uma reunião de trabalho, com a participação de vários ministros, em especial Fernando Haddad (Fazenda).

O objetivo de Lula é mostrar a Lacalle Pou as vantagens de fortalecer o Mercosul em vez de fechar um acordo comercial exclusivo com a China. Essas negociações já acontecem há dois anos, mas num contexto em que o governo brasileiro deu as costas para os vizinhos. Agora a situação se inverteu. Em declaração à imprensa ao lado do colega uruguaio, Lula defendeu acordos comerciais entre o bloco e outros países.

“Vamos intensificar as discussões (do Mercosul) com a União Europeia e vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir um possível acordo entre China e Mercosul, e eu acho que é possível”, afirmou. “Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar, enquanto Mercosul, e discutir esse acordo”, completou.

Ao mesmo tempo, Lula e Lacalle discutiram questões práticas que podem aproximar ainda mais os dois países, literalmente. É o caso da construção da segunda ponte sobre o rio Jaguarão, ligando os municípios de Jaguarão (Brasil) e de Rio Branco (Uruguai). Lula lembrou que a obra já era discutida pelo seu governo anterior.

“Pensei que essa ponte já estava pronta e hoje soube que nem começou. Quero assumir de novo esse compromisso que vamos fazer essa ponte. Interessa ao Brasil, ao Uruguai, ao povo dos dois países”, garantiu. O acordo de construção foi firmado em 2007 e, após aprovação do Congresso, foi promulgado em 2013, mas ainda não foi concretizado. A ponte antiga, Barão de Mauá, de 92 anos, não comporta trânsito pesado e precisa de reforma.

Outra obra debatida é a hidrovia na Lagoa Mirim e na Lagoa dos Patos, vital para ligar a produção de arroz do norte do Uruguai ao porto de Rio Grande, mas que depende de dragagem do canal no lado brasileiro. Além disso, o Brasil deve apoiar a internacionalização do Aeroporto de Rivera, cidade que faz fronteira seca com Santana do Livramento (RS).

O fluxo comercial entre os dois países foi de US$ 4,7 bilhões em 2022, sendo que 83% dos produtos exportados pelo Brasil são da indústria de transformação, com maior valor agregado. O Brasil já é o segundo maior comprador de produtos do Uruguai, com 16%, já atrás da China, com 28% (dados de 2021).

Homenagem e visita

A segunda parte da agenda foi na Prefeitura de Montevidéu, onde Lula recebeu das mãos da prefeita Carolina Cossa a medalha “Más Verde”, uma homenagem concedida a lideranças pela sua atuação na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta. Após receber o prêmio, o presidente brasileiro foi à sacada do prédio da Prefeitura e discursou para a população, que lotava uma das principais praças de Montevidéu.

“Tive a honra de receber a medalha Más Verde. Agradeço à prefeita pela premiação e hospitalidade. Vamos trabalhar na defesa do futuro do planeta”, afirmou Lula, que reforçou o compromisso com a população de toda a região.

“Vamos construir em definitivo a unidade da América do Sul e da América Latina e fortalecer o Mercosul para melhorar a vida do povo. Se a humanidade está passando por um momento difícil, não é a hora de ninguém desanimar ou perder a esperança. Precisamos levantar a cabeça e recuperar a capacidade de nos indignarmos contra o preconceito de gênero, racial e com as pessoas mais pobres, para que a gente possa construir um mundo melhor, mais justo melhor e mais solidário”, concluiu.

Dali, Lula e a comitiva presidencial seguiram para a chácara onde reside o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, para um encontro entre velhos amigos, com direito a passeio no tradicional Fusca do uruguaio, um dos mais prestigiados pensadores da esquerda que faz questão de levar uma vida simples e sem regalias de ex-presidente.

Por PT Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100