Lula: TV sindical revigora a democracia

jBittarO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23) que somente a sociedade pode fazer restrição ao trabalho dos meios de comunicação.

“Jornais, revistas, emissoras TV e de rádio e portais de internet hoje têm plena liberdade para publicar e veicular o que bem entender”, ressaltou ele, ao participar da cerimônia que marcou o início das transmissões da TVT, emissora de televisão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

Segundo o presidente Lula, a população é capaz de avaliar sozinha a qualidade dos serviços prestados pelos veículos de comunicação. “O brasileiro está cada vez mais consciente, sabe discernir o que é informação e o que é distorção dos fatos”, destacou. Lula disse ainda que a inauguração de uma TV controlada por um sindicato “dá vigor novo” à democracia. “Setores que antes não se viam representados nos meios de comunicação passaram a ter vez e voz,” acrescentou.

Para o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, a inauguração da TVT sinaliza para a democratização real do setor de radiodifusão no Brasil. “Infelizmente, antes do governo Lula, o setor de radiodifusão não contava com ações democráticas e transparentes na concessão dos veículos de comunicação de massa”, lamentou Bittar. Ele acrescentou que, com a criação da TV Brasil, no governo Lula, o país passou a ter um novo conceito de TV pública, de qualidade e controlada pela sociedade.

Na avaliação do deputado Bittar, a TVT é apenas o começo de um caminho rumo à pluralidade das comunicações no Brasil. “O que esperamos é que, com a eleição da Dilma Rousseff para presidente, o processo de democratização tenha continuidade e que as metas definidas pela 1ª Conferência de Comunicação sejam implementadas com concessão de canais como a TVT, em todo o território nacional”, afirmou.

Fim do controle – O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) também participou da cerimônia. Ele disse que os jornais e emissoras de TV vão perder o controle sobre as notícias levadas à opinião pública. “A TVT ajudará a internet a quebrar o poder dos ‘aquários’ (jargão que identifica a chefia das redações dos grandes veículos nacionais). Isso é uma revolução e incomoda muita gente que ficava no Olimpo. Mas é irreversível, e está apenas começando”, afirmou Franklin.

O diretor do sindicato, Valter Sanches, explicou que a TVT representa uma contestação prática dos trabalhadores metalúrgicos ao monopólio dos meios de comunicação eletrônicos no Brasil. A missão da nossa TV, acrescentou Sanches, é democratizar a informação, promover a cidadania, a memória e a cultura popular. “Queremos fazer jornalismo investigativo de fato, sem atender interesses políticos”, conclui.

A TVT estreia com uma hora e meia de produção própria no canal 46 UHF na grande SP, em outros dez estados e na internet.

Onde sintonizar:
Canal 48 UHF no ABC e Grande São Paulo.
Canal 46 em Mogi das Cruzes e Alto Tietê.
TV a Cabo no ABC – ECO TV- canais 96 (analógico) e 9 (digital) NET.
TV a Cabo em São Paulo – TV Aberta – canais 9 e 72 TVA (analógico) NET e 186 (digital) TVA.
E no site da TVT: www.tvt.org.br (disponível a partir do dia 23).

Equipe Informes, com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100