Lula, sobre ataque em creche: “Ato de ódio e covardia”

Presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula, membros do governo federal e lideranças do Partido dos Trabalhadores manifestaram, nesta quarta-feira (5), revolta e indignação diante do ataque a uma creche de Blumenau (SC), onde quatro crianças entre 4 e 7 anos foram assassinadas.

O atentado foi praticado por um homem de 25 anos, que invadiu a creche particular Cantinho Bom Pastor armado de uma machadinha. Outras cinco crianças foram feridas, e o criminoso foi preso, segundo apuração do site G1.

“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, afirmou Lula pelo Twitter.

“Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”, completou o presidente.

Assim como Lula, outras lideranças (veja aqui o que disseram senadores do PT) destacaram a clara manifestação de ódio por parte do autor do ataque. Para a presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), é urgente um plano para proteger os estudantes e os profissionais da educação no país.

“Muita dor, mais um atentado em creche no Vale Itajaí em Santa Catarina e quatro crianças foram assassinadas. Urgente fazermos um plano pra conter o ódio e a violência nas escolas. Governo precisa comandar isso. Uma tristeza só”, escreveu Gleisi.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também se manifestou: “O Brasil e o mundo precisam encarar com urgência e seriedade a questão da cultura do ódio e suas consequências na vida das pessoas. Basta de violência. Precisamos de mais família e paz para todos”. 

Resposta imediata

Pouco tempo depois de saber da tragédia, o governo Lula começou a articular uma resposta. O presidente convocou ministros para implementar medidas de apoio aos estados, municípios, escolas privadas e suas comunidades. 

Além disso, o Ministério da Educação deve criar um grupo de trabalho que vai elaborar uma política nacional de combate à violência nas escolas. E o ministro Camilo Santana entrou em contato com o governo de Santa Catarina para acompanhar de perto o caso.

“Recebemos chocados a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias e angústia à população. Minha solidariedade a todos diante dessa tragédia, que comove o país”, disse o ministro da Educação.

Ataques cresceram após eleição de Bolsonaro

Levantamento do G1 apontou que, desde 2011, houve 13 ataques a escolas e creches no Brasil. Porém, 11 deles ocorreram depois de 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o deputado federal licenciado Paulo Teixeira (PT-SP), o que aconteceu nos últimos quatro anos foi um estímulo à cultura de ódio que favorece atrocidades como a vista em Blumenau.

“Cultura de ódio de Bolsonaro provoca mais 4 vítimas em uma creche em Blumenau”, analisou Teixeira, no Twitter. A avaliação do ministro ganha força diante das notícias de que o autor do atentado é um apoiador do ex-presidente, a exemplo dos homens que fizeram uma chacina em Sinop (MT), durante o carnaval.

PTNacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100