O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), traduziu nesta quarta-feira (16) o que representa politicamente a presença de Lula na Casa Civil da Presidência da República. “Pela sua história, pelo conhecimento que tem do País e principalmente pela sua sensibilidade social, será um braço forte junto à presidenta Dilma, com o objetivo de agilizar e de tomar as medidas que forem necessárias para a retomada do crescimento e, principalmente, do emprego”.
Guimarães reforçou que Lula, com sua capacidade política, tem condições de ajudar qualquer governo. “É um gol de placa, e considero que foi um gesto de muita grandiosidade da presidenta. Trata-se de uma parceria, muito embora sempre tenham inventado uma intriga entre os dois. Não tem intriga, estão juntos desde o início do mesmo projeto, e será com a presidenta Dilma liderando esse processo que vamos superar esse momento de dificuldade”, explicou o líder.
Sobre o rito do impeachment definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado disse que a oposição tem se esforçado numa estratégia de recorrer à Suprema Corte sempre quando tem algum interesse contrariado. “O STF está fazendo aquilo que tinha que ser feito. É uma derrota da oposição nessa tentativa de pressionar o Supremo, que já definiu o rito desde dezembro. A comissão do impeachment não foi instalada porque a oposição não deixou, juntamente com o presidente da Casa”.
Guimarães se referiu ao julgamento pelo STF, nesta quarta-feira, do recurso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para alterar a decisão que definiu como deveria transcorrer o processo do impeachment. Por nove votos a dois, o Supremo manteve a decisão de dezembro. “Portanto, o STF hoje mais uma vez reafirmou aquilo que tínhamos dito aqui. Agiu no mais absoluto rigor naquilo que preceitua a nossa Constituição: existe um rito, ninguém pode agir ao arrepio da lei e estamos prontos para iniciar esse processo e derrotar os golpistas aqui dentro”, afirmou o petista.
O deputado disse que o objetivo agora é garantir uma grande mobilização para os atos do próximo dia 18, próxima sexta-feira em todo o Brasil. “Vamos mostrar que o caminho é o fortalecimento da legalidade democrática e principalmente da democracia. É isso que nós vamos fazer daqui para o dia 18”.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara