Lula repudia semipresidencialismo, o mais novo golpe contra o povo

Foto: Ricardo Stuckert

golpismo do presidente da Câmara, Arthur Lira, que criou um grupo de trabalho para discutir a implementação do semipresidencialismo no país, foi duramente criticado pelo ex-presidente Lula neste final de semana. Durante o ato de filiação de Roberto Requião ao PT, na sexta-feira (18), Lula condenou o mais novo ataque à democracia e à soberania do povo brasileiro: a transformação do presidente em uma figura decorativa, submetido ao poder de um primeiro-ministro indicado pelo Congresso Nacional.

“Vocês estão acompanhando o que está acontecendo no Congresso Nacional”, afirmou Lula. “Vi uma matéria [informando] que o presidente da Câmara criou uma comissão especial para aprovar o semipresidencialimo. Tentaram aprovar o parlamentarismo e nós, com o povo brasileiro, derrotamos eles duas vezes”, lembrou.

“Vão tentar fazer uma mudança na Constituição para tentar criar o semipresidencialismo”, explicou Lula. “Você elege um presidente, pensa que o presidente vai governar, mas quem vai governar é a Câmara, através do presidente e dos deputados, com um orçamento secreto para comprar o voto dos deputados”, denunciou. “Esse orçamento secreto é a maior vergonha que esse país já teve”, sentenciou. “Agora, só podem estar com medo da nossa volta”.

 

“Lula falou a verdade sobre o Congresso Nacional”, declarou a presidenta Nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR), pelo Twitter. “Os bilhões distribuídos via orçamento secreto, entrega do patrimônio público com privatizações, reformas que retiram direitos do povo e agora preparação de um novo golpe com semipresidencialismo. Onde está a ofensa ou desinformação?”, questionou a petista.

É golpe”, resumiu o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG). “Debater semipresidencialismo agora é tentar tumultuar o processo eleitoral. Um golpe contra a soberania popular. A proposta já foi rejeitada em plebiscito e querem tratar num grupo de trabalho, instância que nem existe no Regimento Interno da Câmara”, apontou Lopes, fazendo coro com a reação  bancada do partido, que se manifestou em peso contra o golpismo de Lira.

“O debate sobre semipresidencialismo é a prova da intolerância da direita, bolsonarista ou não, com um possível novo governo popular”, observou a deputada federal Natália Bonavides (RN). “A prioridade do parlamento brasileiro agora deve ser combater a fome, o desemprego, a miséria e o desalento que assola a vida do povo. Lamentável”.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex