Lula recomenda livro “A Fome”, de Martín Caparrós

O combate à fome no Brasil e no mundo é uma das grandes causas da vida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Suas políticas de combate à fome e transferência de renda são inspiração para o mundo inteiro: podem prender injustamente um homem, mas não conseguem prender suas ideias. Mesmo sendo mantido preso político há quase seis meses, Lula continua a se inquietar contra a fome no mundo. Ele leu e ficou fascinando com o livro “A Fome”, do jornalista argentino Martín Caparrós.

Em seu discurso de posse como presidente da República em 1° de janeiro de 2003, Lula disse, emocionado: “se ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida”. Lula foi o criador do maior programa de transferência de renda e combate à fome do mundo, responsável pelas políticas que retiraram o Brasil do Mapa da Fome da ONU. Em 2011, Lula ganhou o World Food Prize, prêmio que reconhece sua luta mundial contra a fome e a desnutrição. O ex-presidente indica que todos que se comovem com a fome no mundo leiam o livro de Caparrós.

O livro – A Fome é um livro construído a partir de histórias de pessoas que trabalham em condições bastante precárias para mitigá-la e sobre aqueles que usam o alimento como meio de especulação financeira provocando fome em muita gente. Para entendê-la e narrá-la, Martín Caparrós viajou pela Índia, Bangladesh, Níger, Quênia, Sudão, Madagascar, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Nestes países, encontrou pessoas que, por diferentes motivos — secas, miséria, guerras, marginalização —, passam fome.

A Fome tenta, sobretudo, destrinchar os mecanismos que fazem com que quase um bilhão de pessoas não comam o que precisam. Incômodo e apaixonado, é uma crônica que faz pensar, um ensaio que relata e um panfleto que denuncia a pressão de uma vergonha incessante.

À porta de uma choça numa aldeia do Níger, Martín Caparrós pergunta a Aisha, 35 anos e olhos de tristeza:

— Se pudesse pedir o que quisesse, qualquer coisa, a um mago que fosse capaz de atendê-la, o que lhe pediria?

— O que eu quero é uma vaca que me dê muito leite; então, se vender um pouco do leite, poderei comprar as coisas para fazer sonhos e vendê-los no mercado.

O incrédulo jornalista insiste:

— Mas o que estou lhe dizendo é que o mago poderia lhe dar qualquer coisa, o que você lhe pedisse.

— Qualquer coisa?

— Sim, qualquer coisa.

Aisha baixa o tom de voz para responder:

— Duas vacas. Com duas, sim, não mais passaria fome.

Do site do Lula

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100