Líderes dos dois países trataram das relações bilaterais e das perspectivas para a reunião de cúpula do Mercosul, que será realizada na próxima semana em Montevidéu, no Uruguai;
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira, 29 de novembro, o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Lula se declarou feliz pelo processo democrático no Uruguai e com a eleição de Orsi.
Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do presidente atual, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito. “Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse Orsi.
Leia mais: Brasil e China alicerçam cooperação para os próximos 50 anos
O presidente Lula lembrou da sua boa relação com diversos presidentes uruguaios, como Tabaré Vásquez e Pepe Mujica. Os dois conversaram também sobre temas das relações bilaterais e sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul.
“Como conclusão, somos otimistas como Mercosul e como região na possibilidade de estreitar laços com outras regiões e, fundamentalmente, com a Europa”, disse Orsi numa declaração à imprensa na saída do evento. Para ele, a relação entre os países sul-americanos precisa ser mais forte do que nunca diante de um mundo convulsionado, sob intensas mudanças e com alto grau de imprevisibilidade.
A próxima Cúpula do Mercosul será realizada na semana que vem, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.
Recebi o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, em sua primeira viagem internacional após vencer as eleições deste ano. Reforcei nosso compromisso e parceria com o povo uruguaio. Parabéns pela vitória, @OrsiYamandu. Nossos países continuarão trabalhando juntos. 🇧🇷🇺🇾 https://t.co/rFu92jT5G9 pic.twitter.com/QpXt2EcQ8a
— Lula (@LulaOficial) November 29, 2024
Leia mais: “A COP30 será nossa última chance”, afirma Lula, no G20
Do Site do Planalto